Experimentos
Anderson Davidis Teixeira RA: B843888-8
Francisco Wellington Marques RA: B761CD-8
Juliana Cardoso Santos RA: B601GB-3
Max Oliveira Paes Landim R.A: B87AEJ2
Max Ramon Dourado Cardoso RA: B76009-5
Wilton Dantas Pereira RA: 832259-7
Tópicos de Física Geral /Experimental, Edwin
Resumo
Este relatório contém experiência realizada em laboratório. O princípio de Arquimedes diz que um corpo completamente ou parcialmente imerso em fluido receberá a ação de uma força na direção vertical (sentido contrário da força peso) igual à força peso do fluido deslocado. Para demonstrar a ação de tal força e demonstrar que ela pode ser calculada tanto teoricamente quanto na prática, nós realizamos alguns experimentos, tabelamos os resultados e os analisados nesse relatório.
Introdução Ao mergulharmos um corpo em um líquido sentimos que este corpo está “mais leve”, entretanto sua massa permanece constante e a atração gravitacional sobre ele é sempre a mesma. Conta a história que o sábio grego Arquimedes (282-212 AC) descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo.
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (P), devida à interação com o campo gravitacional terrestre, e a força de empuxo (E), devida à sua interação com o líquido.
Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:
- Se ele permanecer parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
- Se ele