EXPERIMENTOS ÓTICOS COM APLICAÇÃO DA GEOMETRIA
Fabrício de Oliveira Farias
Docente do IFAM Campus – Presidente Figueiredo – AM e-mail: fisicofabricio@bol.com.br
Msc. Jerry Gleison salgueiro Fidanza Vasconcelos
Docente do IFAM Campus – Presidente Figueiredo – AM e-mail: profjerryvasconcelos@gmail.com
Alan carlos carvalho dos santos
Discente do Curso Eletrotécnica do IFAM Campus – Presidente Figueiredo – AM e-mail: alancarvalho1997@gmail.com
RESUMO
No presente artigo mostraremos a matemática, mais especificamente a parte da geometria, que se oculta na demonstração dos fenômenos da óptica. Comprovaremos os conceitos básicos da óptica em aplicações de reflexão e refração da luz pelo princípio de Huygens e pelo princípio de Fermat com o auxilio dos conhecimentos da geometria. Mostrando que é possível através da geometria relacionar a quantidade de imagens formadas com angulos diferentes entre os espelhos.
Palavras chave: física, matemática, óptica, geometria
ABSTRACT
In this article math will be shown, specifically the part of the geometry, which is hidden in the demonstration of the optical phenomena. We will prove the basic concepts of optic in applications of reflection and refraction of light by the Huygens principle and Fermat with the knowledge support of geometry. Showing that it is possible through geometry relate the amount of formed images with different angles between the mirrors.
Keywords: physics, mathematics, optic, geometry
INTRODUÇÃO
Segundo (VITTI, 1999, p. 32/33) Os professores na maioria dos casos preocupam-se mais com o cumprimento de um determinado programa de ensino do que em levantar as ideias prévias do assunto. Os profissionais da área de ensino tem obrigação de tornar o ensino mais prazeroso e para isso podemos recorrer a alguns artifícios: fazer um breve histórico do assunto antes de começar qualquer conteúdo; mostrar que esse conteúdo veio de necessidades reais, tornando-o