Experimento
EXPERIMENTO DE HIDRÁULICA
ANTONIO, RA. 286
EMERSON, RA. 315
ERNESTO, RA. 561
RAUL, RA. 337
SETEMBRO/2015
ANTONIO, RA. 286
EMERSO, RA. 315
ERNESTO, RA. 561
RAUL, RA. 337
EXPERIMENTO DE HIDRÁULICA
Trabalho realizado como exigência parcial da disciplina do curso de Engenharia Civil, Instalações Prediais Hidráulicas, ministrado pelo Prof. Aranda.
SETEMBRO/2015
INTRODUÇÃO
Antes de entender o que é a Equação da Continuidade, é necessário compreender o conceito de fluxo. O termo pode ser aplicado nos mais variados contextos.
Matematicamente, pode ser expresso da seguinte forma:
A letra Φ representa o Fluxo, é o vetor velocidade e A é o vetor área.
Um fato bastante corriqueiro mostra que é possível aumentar a velocidade da água que sai de uma mangueira de jardim fechando parcialmente o bico da mangueira com o dedo. Esta alteração na velocidade está diretamente relacionada ao fato de alterarmos a secção da área de saída de água da mangueira.
Esta relação entre a velocidade do fluido e a área de secção por onde o fluido passa é chamada Equação da Continuidade.
No experimento realizado iremos observar e entender melhor como funciona essa relação entre fluxo e área e entenderemos como funciona o dimencionamento de distribuição de agua em um prédio.
OBJETIVO
Neste experimento vamos fazer uso de uma parte de um cano de 100 milímetros de aproximadamente 1,6 metros, com adaptações ele vai representar um “reservatório” de água, o ensaio terá duas etapas
1º etapa: vamos fazer um furo próximo a parte inferior do “reservatório” na altura de 0,25 metros e tampa-lo e em seguida encher de água até a altura de 1,5 metros, após alcançar a altura desejada, o furo será destampado e iremos mediar a distância que a água alcançará após a queda de cada 0,25 metros da coluna de água no “reservatório”, até chegar nos exatos 0,25 metros onde a vazão será zero, e também o tempo de vazão em cada ponto até zerar.
2º etapa: Será usado o