Experimento
Materias utilizados: 1 viscosímetro de Stormer; 1 balança; glicerina; 1 cronômetro; 1 proveta de 50ml; 1 béquer de 250ml, 1 bastão de vidro; amido de milho (maisena).
Na experiência, fez-se a análise de um fluido não newtoniano com o viscosímetro rotacional tipo Stormer, o qual possui dois cilindros concêntricos, sendo o externo, fixo, e o interno, móvel, tendo seu eixo acoplado a uma roda dentada. Sob a ação de um peso de massa conhecida, preso ao cordão enrolado ao eixo da roda dentada. A roda gira e faz também girar o cilindro interno que fornece uma força de cisalhamento ao líquido, sendo velocidade angular dependente da viscosidade.
Primeiramente utilizou-se glicerina, depois foi estudado solução de amido de milho (maisena). Após colocar o líquido no copo, foi posicionada a plataforma na posição de medida e o ponteiro de conta-giros em zero, foi liberado o freio e acionado o cronômetro simultaneamente. O tempo foi anotado até ter dado 100 voltas e assim calculada a velocidade angular (em rotação por segundo). Antes de iniciar a medida, medimos a massa do peso de acionamento (a tensão de cisalhamento é proporcional a este peso).
A viscosidade de um líquido (inverso da fluidez) mede a resistência internaoferecida ao movimento relativo de diferentes partes desse líquido. A viscosidade mede aresistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com adensidade do líquido, que é a relação massa/volume. Por exemplo, o óleo de soja utilizadopara cozinhar é mais viscoso que a água, embora seja menos denso. Apesar da nítida diferençaentre viscosidade e densidade, é comum ouvir a frase “este líquido é muito denso” para sereferir a um líquido que tem dificuldade em escoar. A frase correta deveria ser “este líquido émuito viscoso”.Matematicamente, a viscosidade ( η ) é a derivada do gráfico da força decisalhamento por unidade de área entre dois planos paralelos de líquido em movimentorelativo (tensão de