Experimento: Termoquímica
Objetivo:
Calcular a constante calorimétrica do calorímetro, a variação de temperatura, e a entalpia da reação de decomposição do peróxido de oxigênio.
Introdução:
Uma reação química é aquela em que uma ou mais substâncias reagem (sendo, portanto, chamadas de reagentes) para produzir uma ou mais novas substâncias (chamadas de produtos). Isto pode ocorrer com liberação ou absorção de energia térmica.
A Termoquímica estuda essas liberações ou absorções de energia que ocorrem nas reações químicas.
Conceitos básicos:
A entalpia (H) é uma grandeza física que mede a energia térmica de um sistema. No SI ela é medida em Joules (J). Essa energia esta presente nas ligações internas das substâncias. Nas reações químicas essas ligações se rompem para se reagrupar, podendo, nesse processo, ceder ou receber energia térmica. Não existe uma maneira de determinar a entalpia (H) de uma substância, mas existem métodos seguros de medir a variação de energia (ΔH).
Reações exotérmicas são aquelas que liberam calor. Neste caso, a entalpia dos produtos é menor que a entalpia dos reagentes, ou seja, a variação de entalpia (ΔH) é negativa. Já as endotérmicas são aquelas que absorvem calor; neste caso a entalpia dos produtos é maior de a dos reagentes, ou seja, a variação de entalpia (ΔH) é positiva.
Nesse experimento, trataremos da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), que é um fenômeno exotérmico, dada pela equação:
H2O2 H2O + ½ O2 + energia
Materiais e métodos:
Reagentes:
Nome
Nº CAS
Contato com a pele
Inalação
Indicação de descarte
Água oxigenada
(peróxido de hidrogênio-H2O2)
7722-84-1
• Retirar o calçado, as meias e a roupa contaminada.
, sob o chuveiro se necessário, e lavar a pele
Atingida com água corrente.
• Manter a vítima aquecida, cobrindo-a. Providenciar roupas limpas.
• Consultar um Médico em todos os casos.
• Remover a vítima da