experimento lab f sica 2 ondas estacionárias em cordas
Experimento 6: Ondas Estacionárias Em Cordas
Objetivo:
O objetivo do experimento foi produzir ondas estacionárias em um fio e determinar a velocidade de propagação da onda estacionária produzida em um fio.
Material: Dinamômetro, tripé de suporte, fonte de alimentação, imã em U, suporte para ímã, fio oscilador e régua.
Procedimentos:
Consideremos uma corda fixa nas duas extremidades. Podemos aplicar à vibração da corda, sabemos de antemão que as duas extremidades vão ser nós, pois estando fixas elas não podem vibrar.
Assim, observamos o movimento de vibração do fio e a formação de ondas estacionárias apresentadas como na figura a seguir: Neste experimento determinaremos a velocidade de propagação de uma onda num fio.
A velocidade de propagação será determinada através das ondas estacionárias no fio com medição dos nós, e usando valores dados de massa e comprimento do fio.
Resultados do Experimento:
Identificando os nós consecutivos do meio, a distância medida foi 40,5cm (0,405m) e portanto =0,81m.
1) A partir da densidade de massa do fio e da força de tensão aplicada sobre ele determine o valor da velocidade de propagação de um pulso na onda estacionária gerada.
Foi calculada a velocidade () pelo método com base nos parâmetros de tensão do fio e da sua densidade a partir da fórmula .
A tensão aplicada no fio era dada pelo dinamômetro ao qual o fio estava ligado, sua medição sendo igual a 6,7N.
O tamanho do fio e seu peso eram dados, 1,33m de comprimento e peso de 3,3g (0,0033kg).
Sua densidade calculada é de = 0,0024812Kg/m, cujo resultado da velocidade está identificado abaixo como:
2) Há uma equação geral para determinação da velocidade de ondas periódicas dada por: . Determine o valor do comprimento da onda estacionária gerada, utilize o valor da frequência da rede (60Hz) e determine o valor da velocidade de um pulso na onda estacionária gerada por essa equação.
Foi calculado o comprimento de onda medindo as