experimento: foguete com garrafa pet
EXPERIMENTO COM
FOGUETE DE GARRAFA PET
FOZ DO IGUAÇU
MAIO/2013
1. INTRODUÇÃO
Não é de hoje que a humanidade vem aprimorando seus conhecimentos quanto as mais diversas situações que giram em torno da física. Com tudo, a necessidade em compreender e interpretar essas ocasiões, fez com que o homem adaptasse muitas descobertas através da aplicação de teorias da física, criando assim muitas máquinas, meios de transportes e dentre muitas outras criações sendo hoje, essenciais e indispensáveis na vida cotidiana.
Um bom exemplo onde esse fator é empregado é a da teoria do lançamento vertical, que é o fenômeno da física que estuda as ações de forças atuando sobre um corpo com relação a uma linha vertical sendo teoria base para a criação de foguetes, o qual possibilitou também a ida do homem à lua. Devido a isso, uma maneira simples de demonstrar essa situação na prática é através da construção de um foguete de garrafa pet movido a água e ar comprimido, tema no qual se baseia essa atividade interdisciplinar proposta aos alunos do primeiro período de Engenharia Mecânica.
Através deste experimento, será possível observa bem o que já foi estudado em sala de aula, visualizando na prática as ações de forças como: gravidade e velocidade sobre o corpo em movimento, podendo também obter a noção de tempo e de alcance do mesmo.
2. OBJETIVO Descrever a construção de um foguete utilizando garrafas descartáveis de refrigerante (PET) de 2 litros e a montagem de um sistema de propulsão a base de água e ar comprimido
3. MATERIAS UTILIZADOS
Para esse experimento foram utilizados:
8 Joelhos Sold 45 x 20 mm;
4 Te Sold de 20 mm;
4 Joelhos Sold 20 mm
1 Nível 3/4;
1 Luva 25 x 3/4;
1 Adaptador 25 x 25 mm;
6