Experimento do foguete
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
SALVADOR
2012
Relatório da montagem e execução referente ao trabalho experimental do lançador de foguete de garrafa pet, água e ar comprimido, apresentado à disciplina de Física mecânica, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, ministrada pelo docente Protásio Andrade.
SALVADOR
2012
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS 20
OBJETIVOS
Este trabalho visa à experimentação e aplicação de conceitos físicos através da construção de um foguete de material simples e, em sua grande parte reciclável, sendo o lançamento realizado com sistema de propulsão a água e ar comprimido. A execução e lançamento do experimento objetivam possibilitar uma maior compreensão dos conceitos que envolvem o lançamento oblíquo e as leis de Newton.
INTRODUÇÃO TEORICA
A física é uma das ciências de grande relevância para o desenvolvimento e execução de importantes inovações tecnológicas e de outras tecnologias antigas, por isso têm aplicação em vários campos científicos, como, por exemplo, no desenvolvimento e funcionamento de um foguete.
Na propulsão de um foguete pode notar alguns conceitos da física em prática como a terceira de Newton (1) a qual dita que “a toda ação corresponde uma reação de igual magnitude e de sentido contrário”. Ao lançar-se um foguete este é impulsionado para
FIGURA 1.1 – Lançamento de um foguete frente pela ejeção de gases resultantes da queima de combustíveis que inicialmente está dentro do foguete. O combustível que é inserido no foguete é um material propelente, que tem como característica sua fácil combustão e para que ocorra a propulsão para superar a gravidade são necessário mais de 1000 kg de combustível por segundo.
No lançamento existe uma força sobre foguete orientada para frente e que é a reação da ejeção dos gases que exercem uma força para