experimento de van der graff
Este trabalho tem como proposta, apresentar diferentes formas de eletrização de corpos, através de experimentos com materiais fáceis de serem encontrados, na qual, proporciona a observação da existência de cargas por meio das forças eletrostática.
2. Introdução
O fenômeno eletrostático mais antigo conhecido é o que ocorre com o âmbar amarelo no momento em que recebe o atrito e atrai corpos leves.
O estudo de eletricidade originou- se de algumas observações realizadas aparentemente no século VI a. C., quando gregos teriam identificados os primeiros fenômenos elétricos. Ao que tudo indica Tales de Mileto, um filósofo, após ter atritado um pedaço de âmbar com pele de animal, verificou que o primeiro passou a atrair objetos leves, tais como a pena de uma ave ou pedaços pequeno de papel.
Por alguns séculos, o estudo de eletricidade não evoluiu quase nada. No século
3.1 Propriedade das Cargas Elétricas
Inúmeros experimentos simples demostram a existência de forças eletrostáticas. A cada elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria; em outras palavras, é uma propriedade associada á própria existência dessas partículas.
A grandes quantidade de cargas que existem em qualquer objeto geralmente não pode ser observada porque o objeto contém quantidades iguais de dois tipos de cargas: cargas positivas (prótons) e cargas negativas (elétrons). Quando existe essa igualdade (ou equilíbrio) de cargas, dizemos que o objeto é eletricamente neutro, ou seja sua carga total é zero. Quando as quantidades dos dois tipos cargas contidas em um corpo são diferentes a, carga total é diferente de zero e dizemos que o objeto está eletricamente carregado.
E inúmeras experiências feitas com cargas positivas e com cargas negativas levaram á conclusão das seguintes propriedades:
Cargas elétricas positivas repelem-se; Cargas elétricas negativas repelem-se;
a) Cortar tiras de papel alumínio (5m x 60 m) e fixar na superfície externa da