Experimento de tratamento de semente de Moringa Oleifera
O objetivo do projeto em questão é analisar o tempo de germinação de sementes após quatro tipos de tratamentos.
A semente escolhida foi a Moringa oleifera ou também conhecida como Acácia-branca. Foram coletadas 120 sementes no dia 21 de Agosto de 2013, que no dia seguinte foram dividas em quatro partes iguais, cada uma com 30 sementes, que logo após foram submetidas aos seguintes tipos de tratamento:
Tratamento 1 (T1) – as sementes foram deixadas como testemunha para comparativo dos outros tratamentos, ou seja, foram plantadas naturalmente;
Tratamento 2 (T2) – as sementes foram deixadas de molho em água na temperatura ambiente por 24 horas;
Tratamento 3 (T3) – as sementes foram deixadas de molho em água na temperatura ambiente por 12 horas;
Tratamento 4 (T4) – primeiramente foi levado ao fogo 1 litro de água, após a água entrar em ebulição, aproximadamente 100°C, foi desligado o fogo e as sementes foram deixadas de molho por 15 minutos.
Após cada um dos tratamentos, as sementes foram plantadas no dia 23 de agosto, a aproximadamente 1,5 cm de profundidade em terra vegetal, acondicionada em copos descartáveis de 300 ml, tendo o fundo sido perfurado e a borda pintada de quatro cores diferentes, cada uma referente a cada tipo de tratamento.
Os copos foram separados em 24 parcelas de 5 copos cada, conforme ordem sorteada em sala de aula.
T3
T3
T4
T1
T2
T1
T1
T2
T2
T1
T4
T2
T3
T3
T2
T1
T1
T4
T3
T4
T2
T4
T4
T3
Foram deixadas em local onde durante parte do dia pegava sol e outra parte pegava sombra e foram regadas duas vezes ao dia: de manhã por volta das 7 horas, e a tarde por volta das 18 horas.
Após 9 dias, foi observado a primeira germinação.
No intervalo de 3 dias era feita a contagem de novas mudas que germinavam; altura da planta; diâmetro do caule e contagem de folhas, conforme tabelas abaixo:
QUANTIDADE DE SEMENTES GERMINADAS / PARCELAS PLANTADAS DIA 23 DE AGOSTO DE 2013
PARCELAS
01/set