Experimento De Fisica
Empuxo: Principio de Arquimedes
Professor: Francismar Rimoli
Disciplina: Física I
Turma: Química 1B
Alunos: Artur Ferreira, Bruna Fernandes, Manuelle Oliveira e Renan dos Santos
Fevereiro de 2015
Introdução
Denomina-se empuxo a força vertical, dirigida para cima, que qualquer líquido exerce sobre um corpo nele mergulhado. O empuxo foi descoberto pelo matemático e engenheiro grego Arquimedes(287 a.C.-212 a.C. aproximadamente). A história diz que o rei de Siracusa o contratou para descobrir se a cora que mandara fazer por um ourives era de ouro maciço ou de uma liga metálica. Arquimedes achou a solução para o problema ao tomar um banho de imersão e notar que parte da água era deslocada quando ele entrava na banheira. Ao notar que isso se tratava de um princípio geral, enunciou o seguinte princípio que leva seu nome:
Princípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.
O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo.
Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Observe:
E = md . g md = µ . Vd
Correlacionando as expressões temos que:
E = µ . Vd . g
É através desse princípio que podemos, por exemplo, boiar com mais facilidade em água salgada do que em água doce, a exemplo também do mar morto, onde a concentração de sal na água é tão grande que é quase impossível que alguém afunde lá.
Objetivo
Demonstrar que a força do empuxo aumenta conforme a densidade do líquido em que o corpo estiver emerso aumenta.
Metodologia
O experimento consiste em submergir um ovo em dois diferentes líquidos com densidades