Experimento de Arquimedes
Campina Grande - PB, 15 de Março de 2004
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Departamento de Física – DF
Disciplina: Física Experimental I
Período: 2003.2
RELATÓRIO DA 6° EXPERIÊNCIA
☞
( 27 – PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES: EMPUXO )
1
INTRODUÇÃO
O objetivo desta experiência é determinar o empuxo exercido pela água sobre um corpo de forma cilíndrica e comparar o valor experimental do empuxo obtido com o valor teórico.
O material utilizado foi o corpo básico, armadores, manivela, balança, bandeja, massas padronizadas, suporte para suspensões diversas, paquímetro, cilindro metálico, cordão, bécker com água e linha de nylon.
MONTAGEM:
PROCEDIMENTOS E ANÁLISES
PROCEDIMENTOS
Ao iniciar a experiência, o corpo básico já estava armado e pronto para o início do experimento. Amarrou-se o laço do cordão da balança em outro cordão, passou-se pelo gancho do suporte e amarrou-se a sua extremidade livre na manivela. Mediu-se e anotou-se o peso da bandeja. Com o auxílio do paquímetro, mediram-se a altura do cilindro metálico e o diâmetro de sua seção reta, anotou-se as medidas obtidas.
2
Retiraram-se os pratos da balança e amarrou-se um pedaço de nylon no cilindro metálico para pendurá-lo na posição vertical, numa das presilhas da barra e, na outra, colocou-se a bandeja. Mediu-se e anotou-se o peso do cilindro metálico.
Abaixou-se a barra da balança até colocar completamente o cilindro em água, num bécker abaixo do sistema. Reequilibrou-se a barra na posição horizontal para saber o peso aparente do cilindro.
Por fim, colocou-se o cilindro metálico que estava imerso na água, próximo à superfície e depois, levou-o até próximo ao fundo do bécker. Com isto, observou-se que não é preciso reequilibrar a barra da balança.
DADOS OBTIDOS
Peso da bandeja: Pb = 7,45gf
Dimensões do Cilindro Metálico:
Altura: l = 55,75mm
Diâmetro da seção reta: d = 19,00mm
Pesos do Cilindro:
Peso Real do