Experimento constantes de tempo
Constante de Tempo
Relatório apresentado à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos de aprovação na disciplina de Métodos Experimentais em Engenharia do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
Sumário
1. Resumo 3
2. Introdução 4
3. Descrição Experimental / Metodologia 7
3.1. Materiais e Equipamentos Utilizados 7
3.2. Procedimentos 8
4. Resultados e Discussão 17
5. Conclusão 32
6. Referências Bibliográficas 33
7. APÊNDICE 35
7.1. Questões 35
7.2. Fórmulas 38
Resumo
Nesse experimento, foram medidas as variações no tempo da tensão em um capacitor sendo carregado, e foi traçado um gráfico com os valores obtidos para determinar a constante de tempo do circuito na situação de carga. Também foi determinada essa constante para o circuito RC em série e em paralelo, utilizando um osciloscópio. Percebeu-se que o carregamento e descarregamento de um capacitor descrevem uma curva exponencial e verificou-se a necessidade de um tempo mínimo, correspondente a cinco constantes de tempo, para o capacitor ser considerado como completamente carregado ou descarregado.
Foram estudados os sistemas de primeira ordem formados por resistores e capacitores a fim de obter familiarização com o osciloscópio e determinação da constante de tempo nas condições de carga e descarga do capacitor.
Introdução
Existem três componentes básicos de circuitos elétricos: o resistor (R), o capacitor (C) e o indutor (L). Estes podem ser combinados em quatro diferentes circuitos: o RC, o RL, o LC e o RLC, sendo que as abreviações indicam quais componentes são utilizados. Estes circuitos exibem diferentes tipos de comportamentos que são fundamentais para a eletrônica analógica. [1]
O capacitor e o indutor exibem seu comportamento característico apenas quando ocorrem variações de tensão ou corrente no circuito em que se encontram. Além disso, se considerarmos a situação ideal, não dissipam energia como o resistor, mas a armazenam de uma