experimento com eletro
VITÓRIA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
MATERIAIS E REAGENTES 4
EXPERIMENTO COM ELETRODO 4
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá demonstrar a condução de corrente elétrica através de determinadas substancias que quando dissolvidas em meio aquoso podem sofrer dos processos de ionização ou dissociação, soluções essas que de acordo com Arrhenius quando boas condutoras de energia são chamadas de eletrólitos ou caso não conduzam são denominadas de não-eletrólitos. Veremos também os fatores que influenciam na solubilidade dos sais, que na maioria das vezes são solúveis salvo exceções, as quais veremos no desenvolver do trabalho.
MATERIAIS E REAGENTES
MATERIAL- 6 béqueres, água destilada e eletrodo.
REAGENTES - Ácido acético, ácido clorídrico, iodeto de mercúrio (II), cloreto de sódio, hidróxido de sódio e hidróxido de magnésio.
EXPERIMENTO COM ELETRODO
Os ácidos são formados por ligações covalentes e em meio aquoso se ionizam e assim na água são extremamente solúveis, quanto maior a solubilidade maior será seu grau de ionização e também sua força. Os ácidos fracos são aqueles que ainda solúveis liberam poucos íons no meio, reagindo pouco com a água. Para determinarmos se um acido e forte ou fraco basta se verificar se este e um hidrácido ou um oxiácido, se for o primeiro e o elemento diferencial pertencer a família 7 A o ácido será forte com exceção do flúor, já se for o segundo devemos utilizar a regra de Pauling que consiste em diminuir o numero de oxigênios pelo o de hidrogênios se a subtração for maior ou igual a 2 o ácido será forte se for menor o ácido será fraco.
As bases fortes são aquelas solúveis em água e que por esse motivo ao se dissolverem liberam uma quantidade apreciável de íons OH- no meio, sendo formadas por metais alcalinos, já as formadas pelos demais