Experimento calorimetria
TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL
Calorimetria
Docente:
Carlson Pereira
Discentes:
André Bilro Pereira de Araújo
Carolina da Silva Costa
Isadora Santos Passos
Natal-RN
2014
INTRODUÇÃO
Calorimetria é o estudo da transferência de energia, entre dois ou mais corpos, em sistemas fechados a energia transferida é o calor. Como conseqüência dessas trocas os corpos do sistema entram em equilíbrio, em alguns casos, há mudança de estado físico de um ou mais componentes do sistema, devido ao excesso de energia recebida, ou decida.
O poder calorífico de cada corpo é medido experimentalmente em laboratório, dos dados obtidos calculamos o calor liberado por cada quilograma de amostra.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é descobrir experimentalmente o poder calorífico primeiramente do biscoito e depois do querosene.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A capacidade térmica ou capacidade calorífica C de um corpo é definida como uma grandeza física utilizada para determinar a variação térmica de um corpo ao receber calor. Seu valor corresponde a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um corpo. Sua fórmula é:
Q =C.T
É importante não confundir capacidade térmica com calor específico, pois o calor específico se refere ao comportamento de geral de uma substancia, não variando do valor que já foi encontrado e a capacidade térmica pode variar de acordo com a quantidade de massa usadas e as características de cada corpo.
O calculo do calor específico é dado por: c = C/m
Portando a quantidade de calor sensível recebida ou cedida por um corpo, em função da variação de temperatura, pode ser expressa da seguinte forma:
Q = mcT