Experimento Calorimetria
O experimento teve como objetivo determinar o calor específico da água e a capacidade térmica do calorímetro pela análise das curvas de aquecimento de duas massas de água colocadas no calorímetro. Precisamos entender um objeto que é utilizado em nossa experiência de troca de calor: o Calorímetro, é um sistema fechado que não permite trocas de calor com o ambiente semelhante à garrafa térmica.
Introdução
Em diversas etapas de nossas vidas, temos visto constantemente em alguns objetos que nos apresentam troca de calor, alguns rapidamente. Podemos nos perguntar como ocorre essa variação de temperatura. Nessa experiência vamos demonstrar uma ocorrência disso. Um exemplo em nossas casas é o chuveiro, onde regulamos a sua temperatura por meio do aumento e da diminuição da quantidade de água que flui por ele.
Para fazermos medidas de calor especifico e capacidade térmica, utilizamos um calorímetro, que nada mais é que um cilindro de metal isolado do meio externo por uma camada de vácuo para que haja a diminuição da perda de calor por outros fatores, algo parecido com uma garrafa térmica aberta. Nela estão inseridos uma massa determinada de um liquido, um termômetro, e uma resistência elétrica que será responsável pelo ganho de calor constante. Vamos agora conceituar algumas definições que se integram na calorimetria.
Calor específico: é a quantidade de calor Q, em calorias.
Capacidade Térmica: é definida como o produto de sua massa em gramas e seu calor específico em calorias por grama por grau centígrado.
Equilíbrio Térmico: é a quantidade de energia térmica transferida da substância de maior temperatura para a de menor temperatura, é associada à quantidade de calor que a substância de menor energia irá receber.
Processos Metodológicos
Utilizamos um calorímetro experimental.
Utilizamos o conceito de termodinâmica (calorimetria) e um termômetro para calcular a capacidade térmica do calorímetro.
Além de