Experimento 3
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Experimento nº: 03
Separação dos componentes de uma mistura
Professor: Benecildo Amauri Riguetto
Disciplina: Laboratório de Química
Uberaba – MG
30/09/2014
1. Introdução Misturas são muito comuns, sendo usadas e consumidas pela sociedade em geral. Exemplos de misturas comuns ao cotidiano incluem o café, leite ou suco ingerido nas refeições matinais, o combustível empregado nos veículos automotores, os perfumes, cremes dentais e até mesmo o chão que você pisa. Na verdade, pouquíssimos materiais empregados no dia a dia são substâncias puras.
Qualquer material contendo duas ou mais substâncias que não estejam combinadas quimicamente é uma mistura. Os químicos desenvolveram uma série de técnicas para separar os componentes de misturas, tais técnicas são baseadas nas diferenças das propriedades físicas apresentadas pelos diversos componentes de uma mistura. Alguns exemplos de técnicas físicas de separação são apresentados a seguir:
Sublimação: processo pelo qual um sólido é convertido diretamente ao estado gasoso. Exemplos de sólidos que sublimam incluem iodo, cafeína, naftalina, etc. Este processo pode ser empregado para separar sólidos que sublimam de sólidos que não sofrem sublimação.
Evaporação: neste processo a mistura é aquecida de modo que o componente mais volátil é separado na forma de vapor. Este processo é bastante apropriado para separar sólidos de líquidos.
Extração: nesta técnica um solvente que seletivamente dissolve um componente é empregado para separá-lo dos demais componentes da mistura. Esta técnica pode ser empregada, por exemplo, para separar sólidos solúveis em água de sólidos insolúveis neste solvente.
Filtração: nesta técnica um sólido é separado de um líquido pelo uso de um material poroso como filtro. Os materiais mais comuns utilizados como filtros em laboratórios químicos incluem papel e carvão ativado. O filtro deve