Experimento 1 T Cnicas De Medidas De Volume 1
Mateus Brito
Pedro Enrique Soares de Lima
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL I
Experimento número I: Técnicas de medidas de volume
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Química Geral Experimental I, no Curso de Engenharia de Materiais, na Universidade de São Paulo.
Profa. Heizir F de Castro
Profa. Heizir F. de Castro
Lorena, 2015
1.Identificação
Relatório N. 1
Titulo: Técnicas de Medidas de Volume
Nome dos autores: Pedro Enrique Soares de Lima, José Ferreira de Sousa Junior e Mateus Brito Gomes
2.Resumo
O experimento serviu para ensinar aos alunos sobre medições e volumes, com o experimento conseguimos aprender que existem equipamentos mais precisos e outros menos
3.INTRODUÇÃO
3.1 OBJETIVOS
- Conhecimento de diferentes técnicas utilizadas para medição de volumes;
- Diferenciação de finalidade de diferentes vidrarias (entre volumétricas e graduadas);
- Uso de algarismos significativos na quantificação de resultados;
- Distinção dos significados de precisão e exatidão nas análises laboratoriais.
A medição de massas e volumes de amostras em laboratório é uma das atividades mais importantes quando da realização de experimentos analíticos, nos mais variados objetivos buscados. Para correta determinação destes valores, uma amostra poderá ainda depender de seu estado físico (líquido ou sólido) e de sua forma (regular ou irregular).
Nestes trabalhos, os valores aproximados são obtidos rotineiramente com equipamentos de aferição mais grosseira, como provetas ou béqueres. Já as medidas de precisão utilizam de aparelhos específicos (como o balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas ou buretas).
Estes instrumentos devem trazer algumas informações importantes, como sua tolerância (limite máximo do erro), o volume máximo, traço de referência, graduação da escala, temperatura de calibração, entre outros. Além disso, variações podem acontecer devido à dilatação do