Experimento 1 MRU
Campus Cerro Largo
Engenharia Ambiental
Física Experimental I
Graciana Kerkhoff, Heider Ledur, Maico Haas, Micael Brum
Relatório Experimental 1 – Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
1. OBJETIVO
O objetivo do experimento é exercitar e caracterizar a relação entre a posição e o tempo no movimento retilíneo uniforme e obter o valor da velocidade do corpo em movimento.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Portanto no MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais. O Movimento Retilíneo Uniforme é caracterizado por velocidade constante – velocidade média entre e igual a velocidade (instantânea) em qualquer instante – e por ser unidimensional – vetor velocidade, possui sempre a mesma direção e, quando sobre um eixo cartesiano em seu sentido positivo (ou), pode ser escrito apenas por (ou quando o eixo escolhido for o) acompanhado de um escalar que representa seu módulo e sentido (se positivo, aponta no sentido do eixo, senão, no sentido contrário). Essas características são decorrentes do fato de que, quando em MRU, o corpo não sofre nenhum efeito de aceleração, ou seja, é um vetor nulo.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização do experimento é importante certificar-se que o trilho de ar esteja nivelado e que a instalação elétrica esteja correta. A fixação da fita termo sensível deve ser feita com especial cuidado, para aproveitar o movimento da melhor maneira, ou seja, obter pontos com espaçamento adequado (nem muito próximos e nem muito distantes um em relação ao outro). Por isso realizamos um teste antes de capturar os dados na fita a fim de verificar o movimento descrito pelo carrinho sobre o trilho de ar.
4.