EXPERIMENTO 1 Fisica
Guilherme Rançatto da Silva1, Kauan Aparecido Dantas de Godoi2, Kennedy Souza Mendes Gouveia3, Leonardo Almeida Jaques4, Linda Danielly dos Santos Oliveira5
Universidade do Vale do Paraíba, Laboratório de Física Experimental I, Prof. Resp. Rodrigo Sávio Pessoa, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, 30 de março de 2015.
1E-eletrônico: guilherme_rds@outlook.com
2E-eletrônico: kauanscot@gmail.com
3 E-eletrônico: kennedy.s.m.gouveia@hotmail.com
4 E-eletrônico: leonardo.ajax12@gmail.com
5 E-eletrônico: lindadanielly_@hotmail.com
RESUMO
O objetivo deste experimento é realizar medidas com instrumentos como o paquímetro e o micrômetro, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de erros. Também foram apresentados instrumentos de medição e sua forma de utilização.
Material Utilizado:
1. Esferas e cilindros de diferentes materiais;
2. Paquímetro e micrômetro.
3. Balança de dois pratos.
1 – INTRODUÇÃO
A finalidade desta experiência é familiarizar o aluno com algumas técnicas de medidas, cuidados experimentais no laboratório, algarismos significativos, desvios avaliados e propagação de erros, utilizando instrumentos de medida muito simples de dimensões lineares como o paquímetro e o micrômetro, e um instrumento de medida de massa que é a balança de pratos.
Neste experimento será calculado o volume de objetos (esferas, cilindros ou cubos metálicos), o peso e a densidade do respectivo corpo. Como o resultado depende de uma sequência de medidas realizadas diretamente, será necessário fazer o cálculo das respectivas incertezas do valor resultante.
Quando se mede várias vezes uma mesma grandeza, nota-se que os vários resultados nem sempre coincidem, mostrando que realizar uma medida exata é impossível, pois podem ocorrer erros na hora da medição. Para minimizar estes erros cometidos foi desenvolvida a Teoria dos Erros, que trata de três tipos de