Experimentações
Contador de Giros
Objetivo
Verificar o funcionamento do sensor de efeito Hall através de experimento, onde o sensor de efeito hall é integrado à um disco que por sua vez está ligado diretamente a um motor que tem sua rotação controlada por um potenciômetro e através do campo produzido pelo imã que quando entra em rotação e a cada volta passa frente ao sensor que está ligado diretamente ao tacômetro esse por sua vez deve contar cada volta que o disco com imã realiza e deve ser mostrado no display do tacômetro.
Introdução Teórica
Para dar mais ênfase nesse experimento, também foi feio uma pesquisa sobre o sensor hall e contador de rotações, assunto esse usado para reforçar o entendimento sobre o sensor de efeito Hall, seu funcionamento e sua aplicação.
Sensor Hall
O sensor possui uma sensibilidade a campos magnéticos, esses campos criam uma diferença de potencial nas extremidades do sensor, onde o sensor automaticamente projeta uma tensão de saída que pode ser aplicada diretamente a um circuito e essa tensão pode ser convertida diretamente em um sinal digital e ser lido até mesmo como RPM de um motor.
Arranjo Experimental
Para esses experimentos foram utilizados os seguintes materiais: fonte, fios de cores diversificadas, sensor hall, motor com potenciômetro e disco rotativo, tacômetro baseado no microcontrolador PIC 18F,com display, imãs, régua e cronômetro.
Figura 1 – Fonte | Figura 2 – Motor com potenciômetro |
Figura 3 – Tacômetro com displays
Procedimento Experimental
Para verificarmos a contagem de rotações do motor, utilizamos uma base com motor com potenciômetro, com disco rotativo e com imã numa de suas extremidades, um tacômetro, uma fonte, uma régua e um cronômetro.
Para iniciar o experimento primeiramente é pré-ajustada a fonte para 12V, em seguida é alimentado o motor com essa fonte. Com a ajuda do