Experimentação Investigativa ácidos e bases para o ensino médio
O planejamento de química a partir de um tema é importante para o entendimento do discente. Quando um planejamento é bem elaborado em cima de um tema, é possível criar varias vertentes em volta dele com o intuito de englobar vários aspectos, como práticas laboratoriais, relação com o cotidiano, dinâmicas em grupos, fazendo com que o aluno se interesse pelo assunto e acabe aprendendo e desenvolvendo um conhecimento que pode acabar se transformando em uma competência, culminando então em habilidades adquiridas.
Ácidos e bases são os tipos mais comuns de substancias encontradas tanto em laboratórios quanto no cotidiano. Saber reconhecê-los, quais suas características e importância se faz necessário tanto no âmbito educacional quanto no dia a dia dos alunos.
Os conceitos que aqui serão abordados giram em torno da ideia geral de ácido e bases e tem como ideia principal expressar os conceitos de ácido-base, de uma forma que, esta ideia englobe aspectos conceituais como:
-Ácido-base: se espera que aluno tenha com a aula, uma básica noção de ácido-base, mas não tendo como vertente, por exemplo, a teoria de ácido-base segundo Arrhenius, e sim uma ideia básica sobre como os ácidos e bases estão inseridos no cotidiano da população, como por exemplo, como identifica-los através de seus cheiros e gostos, como saber que se trata de um ácido ou de uma base, e etc.
- Uso de indicadores: aqui se espera usar o conceito de ácido-base englobado com as funções de indicadores com o intuito de identificar em que meio o reagente (o reagente em si será um produto do cotidiano) se encontra, se é meio ácido, básico ou neutro.
-pH: aqui irá se explicar o que é pH e como ele é usado no dia-a-dia e sua relação com ácido-base e indicadores. Como o pH é muito difundido no dia-a-dia em vários produtos e também em comerciais de televisão, espera-se que com esta aula, a ideia geral de o que é e pra que serve o pH seja melhor esclarecida e entendida pelos alunos.
Com isso,