Experiencias Da EJA
A EJA atualmente reconhecida pela legislação educacional, enquanto modalidade de ensino foi predominante marcada desde 1940 por campanhas de alfabetização de 1934 que estabeleceu a obrigatoriedade e gratuidade de ensino primário para todos. Esse novo período na educação de adultos caracterizou-se por intensa preocupação na condução metodológica e de inovações importantes nesse campo; pelo destaque de reflexão sobre o social no pensamento pedagógico brasileiro e pelos esforços realizados pelos grupos, em favor da educação da população adulta para a participação na vida política no país.
Apesar das profundas transformações que ocorrem e estão ocorrendo nas políticas educacionais, pensar a escola nesse novo contexto, significa pensar na sociedade de rever continuamente o já sabido reorganizando em novas bases todo o saber acumulado, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.
A EJA é uma modalidade de ensino que oferta ensino fundamental e médio para atendimentos a jovens, adultos e idosos, que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental, através de cursos, programas projetos e exames.
No decorrer desse trabalho vamos apresentar um pouco sobre os programas destinados a educação de jovens e adultos, que são efetivados por meios de parcerias. Estas pode se dar entre a sociedade civil organizada e o poder público, mas também podem ocorrer no interior de uma organização social.
DESENVOVIMENTO
Um programa é um plano que integra vários projetos articulados á obtenção de um resultado num tempo delimitado, definido, ou seja; a alfabetização.
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
O MEC realiza desde 2003 o PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, voltado para alfabetização de jovens e adultos e idosos. Esse programa é uma porta de acesso e cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
O PBA é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam altas taxa de