experiencia na docencia
A qualidade do ensino está em constante questionamento, principalmente na escola pública brasileira, veículos midiáticos anunciam a falência da escola, da docência, do ensino, ao mesmo tempo em que raramente assistimos a valorização dos exemplos que funcionam.
A relação problemática entre políticas públicas de financiamento do ensino e qualificação dos professores, o dia-a-dia de tempo apertado para os docentes, a possível distância entre os diversos saberes docentes e a ação de ressignificação que os professores fazem (ou deveriam fazer), a forma com que as universidades e as pesquisas analisam o professor e seus saberes, e a forma como eles se produzem e são, todas estas questões dão base para a discussão da autoria docente tendo como princípio os saberes da experiência.
Os saberes da experiência são aqueles provenientes da história de vida pessoal de cada professor e também são saberes produzidos pelos professores no cotidiano de sua prática.
A partir desta problemática buscamos as possíveis origens dos saberes da experiência, e suas possíveis relações com a formação docente, a prática pedagógica dos professores e sua atuação na escola, tentando buscar formas de qualificar a prática docente.
O texto a seguir estar baseado em relatos do professor Danilo Pereira que trouxe à tona a realidade que tem sido a experiência dentro da sala de, um trabalho que mesmo em meios a tanta dificuldade se mostra algo prazeroso. Separei as categorias de análise que se materializaram como os tópicos desse texto: Os saberes da experiência em relação, os saberes provenientes do período anterior à docência, os saberes produzidos durante a atividade docente.
2 – Discernindo os saberes
A prática pedagógica cotidiana do professor exige algumas ações que muitas vezes não são aprendidas pelos professores na sua formação, seja ela inicial ou continuada e nem nos currículos impostos pela instituição escolar.
A estes saberes que são produzidos e apropriados ao longo de sua