Experiencia exitosa na educação basica
+ Água na Escola
O projeto “+ Água na Escola” foi desenvolvido por professores de Ciências e Biologia para alunos do Ensino médio da Escola Estadual Joaquim Vieira. O projeto visa implantar um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis na Escola Estadual Joaquim Vieira, conscientizando o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso de água em toda comunidade.
O projeto tem como objetivos:
Disseminar entre a comunidade a ideia da implantação de cisternas para o aproveitamento da água das chuvas;
Incentivar população a fazer o aproveitamento correto da água da chuva;
Levar ao publico o conhecimento sobre a técnica de implantação de cisternas e sua importância para o Meio Ambiente;
Demonstrar que é possível implantar cisternas com poucos recursos;
Envolver alunos, professores e pais, de forma transdisciplinar, na execução do projeto;
Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando seu ciclo natural.
O projeto tem 6 (seis) etapas de desenvolvimento, sendo:
1° Etapa: Mobilização- Sensibilização da Comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o inicio. Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reeducações nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos diferentes locais da escola.
2° Etapa: Reflexão
Estudos de textos e vídeos para identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com