Experiencia de Quimica
Equipe:
Assunto:
Química de Conservação de Alimentos
Schroeder
Julho/2013
Introdução
Com o processo de urbanização surgiu a necessidade de produzir e estocar quantidades de alimentos, disponibilizando-os a todos e em diferentes lugares e distâncias. A indústria de alimentos surgiu a partir do aperfeiçoamento de técnicas caseiras que já utilizavam conservantes para retardar a decomposição de alimentos. A maioria das reações que provocam deterioração de alimentos é resultado da ação de micro-organismos ou de substâncias existentes no ambiente, como o oxigênio. Daí a necessidade de se conhecer os processos para propor formas de evitar essa deterioração.
O oxigênio é essencial para o metabolismo da maioria dos micro-organismos e participa de diversas reações de decomposição de alimentos. Uma forma de aumentar a vida útil de diversos alimentos é evitar seu contato com o oxigênio. Isso pode ser feito por imersão em óleos e gorduras ou por meio de embalagens.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidades para Alimentação e a Agricultura), quase 1 bilhão de pessoas, a maioria nos países em desenvolvimento, sofrem de desnutrição crônica, comendo menos do que o necessário para atingir os níveis mínimos de energia. Outros milhões sofrem de má nutrição aguda durante os períodos de falta sazonal ou transitória de alimentos. A conservação de alimentos, mantem da melhor maneira possível suas condições naturais.
Tipos de Tratamentos para Conservação de Alimentos
Os processos de conservação têm por objetivo evitar as alterações nos alimentos, sejam elas de origem microbiana, enzimática, física ou química. Os tipos de tratamento existentes são:
Conservação pelo calor;
Conservação pelo frio;
Conservação pelo controle da umidade;
Conservação pela adição de um soluto;
Conservação por defumação;
Conservação por fermentação;
Conservação pela adição de aditivos;
Conservação pelo uso da irradiação.
Sendo nelas inseridos vários