Experiencia de hawthorne
No final da década de 20, para promover a venda de lâmpadas, a General Electric dizia em sua propaganda que a produtividade no ambiente de trabalho aumentava com a iluminação. A General Electric convenceu uma outra empresa, a Western Electric ,a realizar um estudo em sua fábrica Hawthorne . Os estudos iniciais na Western Electric procuraram determinar se a iluminação do ambiente de trabalho tinha algum efeito sobre a produtividade de um grupo de moças que trabalhavam na montagem de componentes para a fabricação de telefones. Aumentava –se a luz e a produção aumentava . Diminuía-se a quantidade de luz e a produção aumentava também! A General Electric retirou seu patrocínio da experiência ,mas a Western Electric continuou .
Os pesquisadores ofereceram benefícios: como lanches e intervalos de descanso. A produção continuou aumentando .Quando ,finalmente os benefícios foram tirados, a produção chegou a uma quantidade espantosa para os padrões habituais daquele grupo. As causas do desempenho só poderiam estar no comportamento humano. Nesta altura, o pesquisador Elton Mayo , australiano radicado nos Estados Unidos , foi chamado para ajudar a explicar o que estava acontecendo.
Mayo e as relações humanas
Como resultado de um trabalho de entrevistas em profundidade, Mayo e seus colaboradores interpretaram os resultados do experimento e formularam uma série de conclusões que criaram um anova filosofia de administração .Essas conclusões diziam que o desempenho das pessoas era determinado não apenas pelos métodos de trabalho, segundo a visão da administração cientifica, mas também pelo seu comportamento. As conclusões são as seguintes:
- A qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores influencia fortemente seu desempenho .Bom tratamento, bom desempenho.
-O sistema social formado pelos grupos determina o resultado do individuo, que é mais leal ao grupo do que á administração. Os pesquisadores verificaram que alguns