Experiencia 6
Relações estrutura x ponto de fusão
Materiais:
Tubo de Thiele
Termômetros
Tubo capilar
Tubo de ensaio
Bico de Bunsen
Algodão
Suporte universal
Benzeno
Tolueno
Ácido benzóico
Métodos:
Comparação do ponto de fusão do benzeno e tolueno.
Coloque no freezer uma pequena quantidade de benzeno e de tolueno. Observe depois de 30 minutos. O que aconteceu e qual dos compostos tem maior ponto de fusão.
Medida do ponto de fusão de substancias que fundem entre 25 – 250ºC
Apanha-se um tubo capilar e após limpeza, se necessário, com solução de detergente ou HCl diluído, fecha-se uma de suas extremidades na chama. Coloca-se no tubo capilar, 0,5 cm de amostra previamente pulverizada. Adapta-se esse tubo capilar a um termômetro fazendo que a parte da amostra coincida com o bulbo do termômetro. Mergulha-se o conjunto num banho de óleo de nujol (não esqueça o termômetro externo). Aquecer lentamente e anotar o ponto de fusão, considerando o aparecimento das primeiras gotículas registrando a temperatura, o desaparecimento de todo o sólido anotando a temperatura. Conhecendo a temperatura de fusão, calcula-se a temperatura corrigida usando a fórmula:
P.F. ou Tcorr. = Tm + KL(Tm - Ta)
Procedimento experimental e reações envolvidas:
Foi colocado em um freezer uma pequena quantidade de benzeno e tolueno, por aproximadamente 30 minutos. Em seguida foi observado o que ocorrida e qual das substancias apresentava maior ponto de fusão.
Inicialmente fecha-se na chama uma das extremidades de um tubo capilar limpo. Em seguida coloca-se no tubo cerca de 0,5 cm de ácido benzóico, este que é preso a um termômetro fazendo com que a parte da amostra coincida com seu bulbo.
Logo após mergulha-se o conjunto num banho de óleo de nujol. Todo o conjunto é preso a uma garra, quem contem um termômetro externo a fim de medir a temperatura ambiente. Por fim, o óleo é aquecido lentamente, observando a temperatura em que as primeiras