Experiencia 2
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
NOME: ____________________________________ ______________________________________
TURMA: ______________
PROFESSOR/MONITOR:___________________________
Data: ______________
EXPERIÊNCIA Nº 2: TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
QUESTIONÁRIO:
1) Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento em uma folha de papel milimetrado ou usando um programa computacional adequado. Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores de temperatura (com 3 algarismos significativos) obtidos. O gráfico deve ser feito traçando a melhor reta entre os pontos. É errado ficar ligando os pontos. Observação: No gráfico podem ser encontradas mais do que uma única reta.
2) Quais foram os intervalos de fusão/solidificação que você encontrou? De acordo com seus dados, esses intervalos correspondem a uma substância pura? Justifique detalhadamente sua resposta.
No experimento realizado podemos verificar que o naftaleno ao atingir a temperatura de 78,5°C começou a se fundir, e ao chegar à temperatura de 80,0°C encontrava-se praticamente fundido. No resfriamento, ao atingir a temperatura de 78,5ºC começa a se solidificar, e quando atingiu aproximadamente 75,5ºC já estava praticamente sólido novamente. Como houve uma variação de 1,5ºC na fusão, e 3ºC na solidificação, e não se manteve em uma temperatura constante, podemos afirmar que não é uma substância pura. Observou-se que se manteve uma temperatura constante no resfriamento, dos 6,0 aos 10,5 minutos, na temperatura de 79,0ºC.
O ponto de fusão do naftaleno (substância utilizada) é de 80,5ºC, para avaliar a sua pureza é favorável analisar os valores da curva de resfriamento. Podemos calcular o valor da impureza, como sendo 80,5 – 78,5 = 2,0, ou seja, 2,0% de impureza.
3) Geralmente o gráfico correspondente ao resfriamento, neste procedimento experimental, é o mais adequado para a análise