Experiencia 11 - calor de reacao e calor de solidificação
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
EXPERIÊNCIA Nº 11: CALOR DE REAÇÃO E CALOR DE SOLIDIFICAÇÃO
Introdução
Com este trabalho entenderemos melhor o funcionamento de um calorímetro e poderemos comparar o calor liberado na combustão de uma vela com o calor envolvido na mudança de estado de uma substância. O calorímetro é um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema, que pode envolver uma mudança de fase, de temperatura, de pressão, de volume, de composição química ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor. Os calores de reação correspondem à variação de entalpia observada em uma reação. No caso de uma combustão, é o calor liberado na queima total de um mol da substância, em condições ambientes (25° C e 1 atm). A combustão libera calor, ela ocorre entre um combustível e um comburente, os combustíveis mais utilizados são derivados do petróleo e da cana de açúcar já o principal comburente é o oxigênio. No caso de uma solidificação, é o calor que a substância perde para o meio aonde se encontra e assim mudando seu estado físico de líquido para sólido.
Questionário
1. Com os seus resultados experimentais e considerando os calores específicos da água, c = 1,00 cal/g°C; da lata c = 0,10 cal/g°C e do béquer c = 0,12 cal/g°C:
a) Determine o calor de combustão da vela em kcal/g e em kJ/g. Lembre-se dos algarismos significativos!
b) Determine o calor de solidificação da cera em kcal/g e em kJ/g.
a) Calor liberado = Calor absorvido pela água + Calor absorvido pelo calorímetro
QLiberado = 197,33*1*15 + 36,34*0,1*15 = 3014,46 cal
3014,46 cal foi a quantidade de calor liberada por 0,4g de cera , então 1g de cera libera a quantidade de 7536,15 cal/g. O que equivale a 7,5 kcal/g ou a 31,35 kj/g.
b) Calor Liberado pela Solidificação = Calor absorvido pela água + Calor absorvido pelo béquer
QL =