Experi ncia Calor metro
Foram aquecidos 500 ml de água até seu ponto de ebulição e mediu-se, com uma balança de precisão, a massa do Becker e de 100 ml de água em temperatura ambiente. Esta água foi então adicionada ao calorímetro.
Mediu-se a massa de 100 ml da água com alta temperatura, e com o auxílio de um termômetro digital, mediu-se precisamente sua quantidade de calor. Esta agua fora então adicionada ao calorímetro aguardou-se até que o equilíbrio térmico fosse atingido e a temperatura da mistura fora anotada.
Com os dados então colhidos, pode-se determinar a capacidade calorífica do calorímetro (k), processo que foi repetido três vezes para que se calculasse o
Após as anotações na tabela 1 determinou-se a capacidade calorífica do calorímetro () usando a equação (6), repetiu-se esse procedimento três vezes e obteve-se o .
Na segunda parte aqueceu-se novamente 500 ml de água até o ponto de ebulição, mediu a massa do corpo de prova e anotou-se na tabela 2 na coluna , então se mergulhou o corpo de prova na água em ponto de ebulição e mediu-se a temperatura da mistura (água + corpo de prova) como temperatura inicial e anotou-se na coluna .
Em seguida mediu-se 100 ml de água na temperatura ambiente, anotou-se na coluna , colocou-se a mesma no calorímetro e mediu-se a temperatura do calorímetro anotando-a na coluna .
Após isso retirou o corpo de prova que estava em banho térmico e colocou-se no calorímetro em mistura com a água fria que estava ali presente, agitou-se um pouco e aguardou-se até o momento de equilíbrio térmico e então se mediu a temperatura e anotou-se na coluna
Em seguida se retirou o corpo de prova do calorímetro e o mergulhou na água quente novamente para banho térmico.
Finalizando o experimento anotou-se na tabela sendo a variação de temperatura da água, sendo a variação de temperatura do corpo então se calculou utilizando-se a equação (6) e anotou-se o calor específico do sólido na coluna , repetiu-se esse procedimento por cinco vezes