Experi Ncia 03
Abaetetuba 2011
OBJETIVOS
03
INTRODUÇÃO
03
ESTUDO DE CONCEITOS
04
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
05
PERGUNTAS EXTRAS
14
CONCLUSÃO
17
Índice BIBLIOGRAFIA 18
Objetivos
A. Estudar as associações de resistores em série e em paralelo; B. Verificar as Leis de Kirchhoff: lei dos nós e lei das malhas.
Introdução
Neste trabalho apresentaremos conceitos iniciais de eletrodinâmica, utilizaremos circuitos elétricos com associação de resistores em série e em paralelo que a partir deste arranjo poderemos calcular a corrente elétrica (i), a tensão ou d.d.p. (U), e a resistência (R) tanto dos resistores quanto do circuito como um todo. Basicamente com a ajuda da formula:
Para desenvolver este experimento utilizamos uma fonte de corrente continua, necessária para fornecer corrente ao circuito, um multímetro para nos auxiliar nas medições, três resistores, dois de mesma resistência e um de resistência superior aos outros e cabos, para nos auxiliar na montagem de circuito.
Estudo de conceitos
O que é um resistor?
Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms.
E chama-se de Resistência a oposição à passagem de corrente elétrica. Quanto maior a resistência, menor é a corrente elétrica que passa num condutor.
O que é um circuito elétrico?
É a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
Procedimentos experimentais
1. Leitura pelo código de cores
Para realizar a leitura da resistência de um resistor, de acordo com a orientação do fabricante é necessário conhecer o código de cores para cada resistor que foi estabelecido por convenção. Observe abaixo:
CÓDIGO DE CORES Preto 0
Marrom 1 Vermelho 2 Laranja 3 Amarelo 4
Verde 5