Expansão territorial do brasil
No primeiro momento, temos a chegada dos portugueses que pouco se interessaram pelas novas terras, pois não encontrastes aqui de imediato nada que fosse de grande valor (metais preciosos) a não ser muito calor, povos desconhecidos e o famoso pau-brasil.
Na verdade, as terras brasileiras pertencente a Portugal, limitava-se entre o Tratado de Tordesilhas e o Oceano Atlântico ou seja, uma estreita faixa de terra.
A ocupação do território brasileiro no início foi um dos maiores problemas enfrentados pela Metrópole. Enumeremos aqui os obstáculos: falta de recursos e de pessoal, condições naturais (calor e mata fechada), ataques indígenas, índios antropófagos e outros.
As novas terras não ofereciam nenhum atrativo econômico. Esses fatores tornaram muito lenta a colonização do litoral e impuseram enormes dificuldades ao povoamento do interior.
Durante mais ou menos trinta anos, O Brasil Colônia, fica apenas sendo patrulhado por algumas naus que a Corte portuguesa enviava para garantir a soberania e tentar proibir a presença de corsários franceses, ingleses e holandeses.
Num determinado momento, os portugueses começam a despertar um interesseeconômico e político. As Índias já não representava tanto lucro para a metrópole. A distância e o desinteresse pelos produtos desta região, já não eram tão lucrativo para a Coroa Portuguesa.
------------------------
Observamos que a expansão e ocupação territorial foram conseqüências de ordemeconômica e política, visando aos interesses dos colonos e da Metrópole. Os principaisfatores responsáveis pela expansão territorial foram: as bandeiras, a pecuária e a expansão oficial.
As Bandeiras: * foram expedições de caráter particular, estruturadas militarmente, cujosobjetivos se constituíram nas seguintes fases:
- de apresamento (ou caça ao índio), aqueles já catequizados de preferência;
- ouro de lavagem e pedras preciosas;
- sertanismo de contrato. ( No sertanismo de