Exp05G3
1679 palavras
7 páginas
Experiência 5 – TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃOBruno Melo, Maura Bonaldo, Priscila Tomomi
O teorema da superposição consiste em um método para demonstrar que em circuitos com mais de uma fonte ou corrente é possível analisar os valores em relação a cada fonte e depois somar os mesmos.O procedimento foi realizado para fontes de tensão, em aula prática e simulação. Observou-se que os resultados obtidos com a prática se aproximaram dos teóricos, e que só é possível utilizar esse método devido à linearidade das funções que regem o circuito.
INTRODUÇÃO
O teorema da superposição é utilizado como uma ferramenta para análise de circuitos com mais de uma fonte. Ele afirma que se um circuito possui mais de uma fonte de alimentação, então a saída total (das tensões ou das correntes) será igual a soma das saídas de cada fonte analisada isoladamente, ou seja, para fonte de tensão é necessário considera-la como um curto circuito e para uma fonte de corrente, considera-la como um circuito aberto. A utilização desse método só é possível devido a linearidade das funções que regem o circuito.
APLICAÇÃO EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Assim como a lei das malhas e dos nós, o teorema de superposição é bastante utilizado para análise de circuitos eletrônicos presentes em equipamentos da área de engenharia de controle e automação. Este teorema é importante para a manutenção destes equipamentos quando apresentam defeitos ou até mesmo no desenvolvimento de novos equipamentos, onde é possível encontrar a corrente desejada nos componentes eletrônicos de circuitos que possuem mais de uma fonte.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais Utilizados: Fonte DC, protoboard, multímetro, resistores de 47Ω, 100Ω, 39Ω, 330Ω, 150Ω, 180Ω e fios de ligação.
Primeiramente todos os resistores foram medidos com o multímetro. Os valores foram anotados e também foi calculado o desvio conforme é apresentado na tabela 1.
O circuito da figura 1 abaixo foi montado, lembrando que a fonte foi ajustada para fontes independentes.