Exp
Campina Grande-PB, 07 de Junho de 2004
Disciplina: Física Experimental II Turma: 02
Professor: Wilson Período: 2004.1
Aluna: Vívian Richele Gonçalves dos Santos. Mat.: 20221195
☼ RELATÓRIO DA 4° EXPERIÊNCIA – 1° ESTÁGIO
PONTE DE WHEATSTONE
1. INTRODUÇÃO
O método da ponte de Wheatstone, estudado por Wheatstone no século XIX é um dos métodos mais empregados para a medição de resistências na faixa de 1Ω a 1MΩ . De maneira simplificada, o princípio de funcionamento da Ponte de Wheatstone é descrito a seguir.
A resistência a ser medida (Rx) é colocada num circuito em “ponte”, com um galvanômetro (microamperímetro) entre os pontos A e B. Os resistores Rp, R1 e R2 são resistores que podem ter o valor de suas resistências ajustados.
O princípio de medição consiste em se ajustar o valor de Rp para que os pontos A e B fiquem no mesmo potencial, ou seja, tensão VAB nula. Isso fará com que não circule corrente pelo galvanômetro (corrente ig = 0).
Como a corrente ig é nula e VA=VB, tem-se:
R1.i1 = R2.i2
Rp.ip = Rx.i2
Logo, o resistor a determinar Rx poderá ser encontrado:
Rx = R2 . Rp R1
1.1 OBJETIVO
O objetivo desta experiência é mostrar um método preciso para medir resistência, onde serão medidos os valores de quatro resistências, para isso utilizando um valor de resistor conhecido através da Ponte de Wheatstone.
1.2 MATERIAL UTILIZADO
Prancheta com bornes
Microamperímetro
Fio de resistência com 1 metro de comprimento
Resistores e cabos.
1.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Utilizou-se um resistor conhecido de 1KΩ para ser usado como R44 e recebeu-se outros resistores Rx1, Rx2, Rx3, Rx4 que foram usados com Rx, resistores de resistência (resistores de resistência a determinar). Anotou-se os seus valores teóricos na tabela 01, obtidas pelo código e cores.
Em seguida, montou-se um