Exp circuitos
1) Objetivos:
O objetivo desse experimento é analisar a teoria da superposição e aplica- lá experimentalmente, dessa forma será possível verificar a veracidade da teoria usando circuitos lineares.
2) Introdução Teórica:
- Princípio da Superposição em circuitos Lineares
A função da Lei de Ohm, representada por
[pic]
Onde R é uma resistência constante, é uma função linear. É lícito então afirmar que circuitos resistivos, com fontes de tensão ou corrente independentes ou mesmo com fontes de corrente e tensão dependentes (mas regidas por equações lineares), nada mais é do que um sistema de funções lineares, onde as propriedades matemáticas das funções lineares podem ser aplicadas. Inclusive capacitores e indutores, possuindo energia inicial armazenada igual a zero, são também regidos por relações lineares, resultando em um circuito de funções lineares. Isso significa que, multiplicando a resistência ou a corrente da função por qualquer constante, o resultando será o mesmo que multiplicar a imagem da função. A técnica da linearidade para análise de circuitos consiste arbitrar um valor para a grandeza desejada, e então calcular a tensão ou corrente na fonte que produziria aquele valor de grandeza. Então, usando da homogeneidade, basta multiplicar o valor arbitrado pela razão entre os valores encontrados para tensão ou corrente e os valores reais de tensão ou corrente.
E é a partir dessas características de circuitos lineares que surgiu um princípio muito usado na construção de circuitos, o famoso Princípio da superposição. Esse princípio mostra que a corrente (ou tensão) gerada numa determinada porção dum circuito é a soma algébrica das correntes (ou tensões) provocadas por cada uma das fontes do circuito consideradas isoladamente.
Por outras palavras, a corrente num determinado elemento dum circuito pode-se calcular somando a corrente provocada nesse elemento por cada uma das fontes do circuito