exlusao social
DISCIPLINA: CULTURA CORPORAL
PROFESSOR: Sérgio Tavares
Inclusão X exclusão social
Vivemos num país onde o preconceito de classe social esta sempre presente no nosso dia a dia, ele está relacionado ao poder aquisitivo, á posição social, a escolaridade, entre outros.
Para entendermos melhor a inclusão e exclusão social fizemos um paralelo entre dois lugares no qual fomos apresentados: o Centro de tradições Nordestinas e o Teatro Municipal. O Centro de tradições
Nordestinas é um lugar freqüentado por pessoas de várias classes sociais é um ambiente aonde todos que chegam são acolhidos independente do meio no qual esta inserido, da religião, do seu conhecimento, do modo como se veste ou se porta, enfim... Lá somos todos colocados no mesmo grau de importância, todos os freqüentadores são tratados com igualdade, ninguém é olhado ou apontado como diferente, ou seja; é um ambiente típico de inclusão social.
A visita ao Teatro Municipal foi o inverso da feira, é um lugar construído com o dinheiro do povo mas que não é para o povo , o ambiente é freqüentado pela alta sociedade, as pessoas são selecionadas de acordo com o grau financeiro e de conhecimento que elas possuem, o lugar é extremamente luxuoso cheio de sofisticação construído com peças raras e ouro, o ouro era visível por toda parte, as torneiras dos banheiros são de ouro, as lixeiras, corrimão das escadas, algumas partes do monumento entre outros, até as descargas dos banheiros é de porcelana Inglesa ou seja; é um ambiente onde se faz questão que a riqueza a pareça por todas as partes e a todo momento, um lugar característico de exclusão social.
No teatro nos sentimos totalmente excluídos o lugar é freqüentado pela elite carioca, as pessoas nos olhavam diferente com olhar de superioridade, elas sabiam que não pertencíamos aquele “meio” o nosso próprio jeito de agir nos denunciava, á maioria das pessoas do nosso grupo não estava se sentindo bem nem