Existiu realmente a Guerra de Troia?
Veremos a seguir as causas da Guerra de Tróia, o seu estopim, seus heróis e mocinhos, os estratagemas. Seu principal relato encontra-se no livro de poesias do grego Homero chamado Ilíada. Homero não era historiador, nessa época isso nem existia, mas tinha o interesse de proporcionar sabedoria e prazer com belos versos sobre deuses e guerreiros. Homero viveu séculos após a Guerra de Tróia.
Uma história repleta de ação, romance, astúcia e tragédias, assim como são todas as histórias gregas. A intriga pode levar o homem ao seu máximo e quando se trata de amor as coisas ganham um sabor pra lá de especial .
Após, farei uma breve análise do livro didático em questão. Veremos seus pontos fortes e fracos, onde ajuda e em que precisa melhorar, para o aprendizado dos alunos, visto que este é um livro de ensino médio de volume único.
O enredo básico conta que o príncipe troiano Páris raptou a grega Helena, a mulher mais bela do mundo. Ela era casada com Menelau, rei grego . Todos os gregos ( aqueus) foram solidários a Menelau e rumaram para Tróia. Gregos e troianos eram grandes heróis e o maior deles chamava-se Aquiles. Matou o principal troiano Heitor e acabou morto por Páris, que o flechou ao único ponto vulnerável de Aquiles, o calcanhar.
Apesar de seu enorme empenho, os gregos não estavam conseguindo romper os muros da cidade. Diante disso, decidiram pôr em prática a ideia de Ulisses.