Existencialismo
-O que é existencialismo
Existencialismo é um conjunto de doutrinas filosóficas que tiveram como tema central aanálise do homem em sua relação com o mundo, em oposição a filosofias tradicionais que idealizaram a condição humana. Como movimento popular, o existencialismo iria influenciar também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.Apesar de sua fama de pessimista e lúgubre, o existencialismo, na verdade, é apenas uma filosofia que não faz concessões: coloca sobre o homem toda a responsabilidade por suas ações.É, fundamentalmente, uma antropologia, quer dizer, uma reflexão filosófica sobre o homem, ou melhor, sobre o ser do homem enquanto existente.
-Período histórico:
Surgimento no século XIX com filósofo dinamarquês Kierkegaard, considerado o pai do existencialismo.Conheceu seu apogeu na década de 50, pós guerra, com os trabalhos Heidegger e Jean –Paul Sartre. Influenciou também a música jovem a partir dos anos 1970, com os góticos e, atualmente, os emos.Crack da Bolsa – fome, pobreza, desemprego.
Nas primeiras décadas do século XX, o mundo estava em crise. A filosofia também. O mundo vivia a esperança de um mundo mais livre e mais justo, porém a descrença política e a ideia de história como progresso abalava a possibilidade da liberdade. As guerras, a revolução sexual, o anseio de liberdade dos povos oprimidos. Essa força desses fatos históricos foi muito mobilizada.
O Existencialismo surge como uma tomada de posição de alguns pensadores (filósofos europeus) frente ao cientificismo que se desenvolvia na época. Mas é claro que não se trata de negar a importância da Ciência e nem se opor à metodologia científica. A oposição justamente como o próprio movimento diz é discutir a existência do homem nas relações que ele estabelece no mundo, bem como o modo como a Ciência se fundamenta para conhecer este Homem. -Principais representantes com ênfase em Sartre:
Desde Sócrates (470 a.C.- 399 a.C), muitos