Existe um Pensamento Político Brasileiro ?
Portugal esteve através dos séculos isolado dos outros países europeus que no que se diz reforma política, com poder todo concentrado na soberania monárquica restou-lhes amargarem num arcaísmo intelectual regulamentado pela igreja que sob a os olhos do divino legitimavam o poder do Rei. Os direitos dos homens já bem trabalhado em outras nações era nivelado e mantido sob o domínio da Igreja fazendo pressão e tolhendo assim qualquer tentativa de penetração do Liberalismo. A igreja sufoca todas as outras instancias políticas tais com o Estado e torna-se mantedora social de uma população inteira . O Brasil torna-se mais uma colônia ilusoriamente salvadora da economia desgastada e mal administrada de Portugal que não consegue se desvencilhar do mercado transitório marítimo que trás mais lucros a outras nações européias que de fato a Portugal que abandona seus campos, não investe em suas industrias e vive o sonho sul-americano de ouro e outras riquezas com tempo contado para acabar .
E é este país de contradições que nos manterá do nascimento até uma puberdade, quiçá velhice política. Foram os jesuítas que aqui primeiro chegaram com seus livros (que quase nenhum se atrevia a ter perante a gama de leituras proibidas existentes), catequizando os índios, distribuindo as terras , medindo forças com os colonos, desbravando o território. Este fator só trouxe a tona a distancia entre as colônias e o poder central a qual elas estavam subordinadas fomentando assim um senso de liberdade econômica , política e social por parte dos colonos.
As reformas Pombalinas e a revolução portuguesa de 1820 fizeram Portugal se aproximar de seu continente em termos de ideais liberais mas