exesso e falta de ferro no organismo
Reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso;
Reduz o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato;
Melhora a capacidade de aprendizagem da criança;
Melhora a resistência às infecções;
É fundamental para o crescimento saudável.
Qual é a função do Ferro? O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
Doenças Causadas pela ausência de Ferro:
- Deficiência de ferro A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, que vai desde a depleção do ferro, sem comprometimentos orgânicos, até a anemia por deficiência de ferro que afeta vários sistemas orgânicos. A depleção de ferro supõe uma diminuição dos depósitos de ferro, mas a quantidade de ferro funcional pode não estar alterada. Ou seja, indivíduos com depleção de ferro não possuem mais ferro de reserva para ser mobilizado, caso o organismo necessite.
- Anemia Ferropriva É caracterizada pela deficiência de ferro no organismo. Cerca de 50% das gestantes e crianças brasileiras de seis meses a dois anos possuem esta anemia. O ferro é um mineral que está presente nas hemoglobinas - células sanguíneas que atuam no transporte de oxigênio no sangue. Sintomas da deficiência incluem cansaço generalizado, apatia, palidez e falta de ânimo para as atividades diárias.
Quem são os atingidos? Crianças até dois anos e gestantes.
Sinais e Sintomas: - fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").
Diagnostico
Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos e de difícil detecção, sendo necessários exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia por