Exesso de Nutrientes
No Sentido oposto, a falta de algumas nutrientes na água pode levar comunidades inteiras a desenvolver doenças.
A contaminação da água por produtos químicos aumentou muito com o desenvolvimento de novos produtos não biodegradáveis e com a utilização de metais pesados em diversas atividades humanas. Tais contaminantes não ameaçam apenas as águas superficiais, ameaçam também aquiferos subterrâneo em todos os casos, prevenir é melhor do que remediar.
Ainda há Muitas outras doenças também consideradas de veiculação hídrica, porque são transmitida por organismo vetores ou por hospedeiros intermediários, que passam pelo menos uma parte de sua vida na água.
Nesse caso se enquadra, por exemplo, a malária, causada por protozoários do Gênero plasmodium, Transmitidos por mosquito do Gênero anopheles. Ou da dengue, transmiitida pelo mosquito aedes aegypti, e também a leishmaniose, comum a cães e humanos, provocada por protozoários do gênero leishmania, transmitidos por mosquito dos gêneros lutzomyia e phlebotomus. Todos esses mosquitos, como se saba, desenvolvem-se na água, em sua fase de larva.
A Relação Entre água e saúde é complexo e fica ainda mais complicada com o crescimento demográfico, o acelerado processo de urbanização e a ocupação desordenada ás margens de rios, reservatórios e lagoas. Nos últimos cem anos, a população mundial triplicou, enquanto o consumo de água ficou seis vezes maior, Essa Imensa demora leva as fontes de água os esgotamento e obriga uma grande contigente de pessoas o buscar outras fontes, nem sempre saudáveis e eventualmente muito deterioradas.
O fato de existirem mais pessoas já requer mais água. O