Exercícios
1 – Observe a figura. Calcule o valor:
a) Máximo da corrente; b) O período; c) A frequência; d) O valor algébrico médio; e) O valor aritmético médio; f) O valor eficaz.
2 – A equação i = 3 sen (314.t) representa uma corrente alternada sinusoidal. a) Indique o valor da amplitude da corrente; b) Calcule o valor eficaz; c) Indique o valor da velocidade angular; d) Calcule o valor da frequência; e) Calcule o valor do período. 3 – Uma bobina tem uma resistência de 5 Ω e um coeficiente de autoindução igual a 30 mH e é alimentada à tensão de 230 V/ 50 Hz. Calcule: a) A reatância indutiva; b) A impedância; c) A intensidade da corrente; d) O fator de potência e o ângulo de desfasagem; e) As tensões parciais; f) As potências.
4 – Observe a figura. Calcule:
a) As reatâncias da bobina e do condensador; b) A impedância total do circuito; c) A intensidade absorvida pelo circuito; d) As tensões parciais; e) O fator de potência e o ângulo de desfasagem; f) As potências ativa e aparente; g) As potências reativas parciais e total; h) Indique, justificando, se o circuito é predominantemente indutivo ou capacitivo; i) Faça o diagrama vetorial do circuito.
5 – Um transformador tem no primário e no secundário respetivamente 4000 e 700 espiras. A tensão no primário é de 1500 V e a intensidade secundária é de 8,8 A. Calcule: a) A relação de transformação; b) A tensão no secundário; c) A intensidade no primário; d) A potência nominal do