EXERCÍCIOS TRAÇÃO O E COMPRESSÃO - RESMAT
1.1 Introdução: Nesta aula de hoje vamos estudar barras submetidas a esforços de tração ou compressão. Então, para desenvolvermos esse estudo vamos considerar uma estrutura cujos elementos estão solicitados somente à tração ou compressão.
Fig.01. Treliça submetida a carga P
Quando a estrutura recebe a carga P aplicada nó B, à barra horizontal absorve internamente uma fração da carga e transmite até o apoio A. enquanto, outra fração absolvida pela barra inclinada é transmitida internamente ao apoio B.
É preciso analisar com mais profundidade a natureza dos esforços solicitantes transmitidos internamente pelas barras da estrutura.
FIG. 02
Vamos considerá uma barra prismática isolada, submetida a duas forças de mesma intensidade, sentidos oposto aplicadas na extremidade da barra. Para se fazer uma analise das solicitações internas, a barra será secionada por um plano de curte imaginário dividindo a barra em duas partes distintas. Como a barra estava em equilíbrio estático, somos obrigados a admitir que na seção do plano de corte, existe uma infinidade de forças internas necessárias ao equilíbrio das partes distintas. A resultante dessas forças é denominada de Esforço Normal.
1.2 Esforço Normal
1.2.1 Conceito: é a resultante das forças internas que se desenvolve perpendicularmente ao plano da seção de corte, necessária ao equilíbrio estático das partes distintas da barra
1.2.2 Cálculo do Esforço Normal: aplicando a equação de equilíbrio estático ao esquema de cálculo apresentado na Fig. 02 obtém-se:
∑Fx = 0 N - P = 0 logo, N = P
Como a seção do plano de corte é genérica, admite-se que qualquer seção da barra é atravessada internamente pela mesma força N = P
1.3 Tensão Normal no Ponto
A distribuição de forças internas na seção do plano de corte é de difícil compreensão. No entanto, admitindo que o material de fabricação da barra seja homogêneo a distribuição dessas