EXERCÍCIOS SOBRE A LIÇÃO 29 "COERÊNCIA"
Exercício n° 1:
Neste fragmento apresenta incoerência narrativa, pois percebe-se claramente que a fase de manipulação se encontra presente. A garota queria ou deveria realizar uma ação (sonhava em dormir com a boneca) porém, ao ter essa oportunidade (na fase da performance) ela não realiza a ação de dormir com a boneca, a deixando de lado da mesma maneira em que ela havia sido esquecida.
Exercício n° 2:
Através da análise desse fragmento defina-se obviamente a incoerência narrativa, pois em fragmentos do texto o fato do não entendimento da língua e das tradições chinesas é fortemente ressaltado. Em contra partida que no último parágrafo é dito que se estabeleceu um diálogo em uma casa que se falava somente chinês com uma ouvinte que se dizia não entendedora da língua.
Exercício n° 3:
Como seria possível que em apenas quinze minutos o pai, que fora carregado para cama pelo filho devido ao fato de ter ingerido em demasia bebida alcoólica, conseguiria se colocar imediatamente de pé e preparar-se para ir trabalhar? Obviamente uma incoerência narrativa, visto ao fato de que essa sequência lógica e cronológica seria humanamente impossível.
Exercício n° 4:
Nesse pequeno fragmento e destacável aspectos de incoerência figurativa, pois foi figurativizado o tema "despreocupação" nas características iniciais do dono do quarto e no momento em que ressalta o menor gosto pelas atividades intelectuais. Enquanto que no final do trecho, destaca-se aspectos e atividades intelectuais, entrando em contradição com o que foi dito anteriormente.
Exercício n° 5:
Ocorre nessa questão a coerência argumentativa devido ao fato de que nesse esquema, joga-se com certos pressupostos que se fazem inferências ou se tiram conclusões que esteja verdadeiramente implicados nos elementos lançados como base do raciocínio que se quer montar, o fato de políticos competentes e honestos e a noticia de uma caso de corrupção. Levantando também a