Exercícios Sobre Oriente Medio
De forma sintética, os conflitos do mundo podem ser separados em Guerras entre Estados, com dois ou mais Estados disputando certa região (sendo o mais sério o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle da Caxemira), Guerra Civil ou Guerrilha, onde grupos armados planejam a derrubada do governo de um país (como exemplo temos os guerrilheiros das FARC e ELN na Colômbia, Unita na Angola e FRU em Serra Leoa) e a Guerra Separatista, que podem ser divididas entre Guerra Separatista por ocupação estrangeira, que ocorre por uma invasão militar externa (a guerra entre judeus e mulçumanos pelo Estado de Israel, sendo que, inicialmente, os judeus adentraram no território apenas comprando lotes para morarem) e Guerra Separatista no Interior de um Estado, onde forças oficiais e movimentos internos – ligados a minorias étnicas e/ou religosas- que querem a formação de um estado independente (um exemplo é o ETA, cujo objetivo é a formação do Estado Basco, que estaria localizado entre França e Espanha).
É difícil uma classificação das guerras atuais devido às intervenções internacionais, e porque existem vários fatores que podem gerar um conflito.
2_ Qual a diferença entre etnia, povo e nação? Etnia está relacionada com as características físicas de um grupo de indivíduos como, por exemplo, tom de pele, tipo de olhos, etc. Ex: negros, asiáticos, etc. Povo é usado para classificar um grupo de pessoas com um ponto em comum, como povo brasileiro, povo pobre, povo indígena e etc. O terno “nação” é usado para designar pessoas que possuem o mesmo passado histórico, cultura, língua, costumes, e que compartilham o consentimento de fazer parte desse grupo organizado da sociedade, ou seja, possuem a mesma organização social e política.
3_ O que