Exercícios sobre modelo OSI
01- O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do Modelo OSI com as características apresentadas a seguir.
1. Camada de enlace
2. Camada de transporte
3. Camada de apresentação
( ) tem por objetivo prover mecanismos que possibilitem a troca de dados entre sistemas, independente do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre eles, garantindo ainda que os dados cheguem sem erros e na sequência correta.
( ) tem por objetivo resolver problemas de representação de informação existentes entre sistemas heterogêneos interconectados.
( ) tem por objetivo realizar a transferência de dados sobre uma conexão fisica de maneira confiável.
A relação correta entre as camadas e as características, de cima para baixo, é:
a) 1, 2 e 3;
b) 2, 3 e 1;
c) 3, 1 e 2;
d) 3, 2 e 1;
e) 1, 3 e 2
02 - Uma empresa de software precisa desenvolver um sistema que trabalhe interfaceando protocolos da camada 2 do Modelo OSI/ISO.
Nesse caso, e para que o software atenda a esse requisito, os desenvolvedores têm que construir interfaces com os seguintes protocolos:
a) FDDI, Frame Relay, PPP e HDLC
b) IP, IPX, RIP e OSPF
c) NetBios, HSSI, EIA/TIA-232 e X.21
d) RPC, X-Windows, NFS e LDAP
e) UDP, TCP, SPX e RTP
03 - O modelo OSI trata da interconexão de sistemas abertos, ou seja, sistemas que estão abertos à comunicação com outros sistemas. Há um conjunto de questões tratadas mais adequadamente em cada uma de suas camadas. Uma das principais questões tratadas na camada de enlace de dados é como.
a) definir a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0 transmitidos por um canal de comunicação. b) a transmissão será realizada: nos dois sentidos simultaneamente ou apenas em um sentido.
c) será a sintaxe e a semântica das informações transmitidas.
d) a conexão inicial será