Exercícios resolvidos Eletrônica Digital
1) Objetivo: Descrição, aplicações, características, familiarização e análise de alguns circuitos internos do instrumento de medida.
2) Introdução teórica: O multímetro é um instrumento de medidas utilizado em eletricidade. Ele é basicamente composto por um Galvanômetro (Microamperímetro) que mede o Valor Médio da Corrente que por ele passa apresentando assim uma elevada resistência interna (Para drenar o mínimo de corrente possível da medida que estiver sendo realizada, não introduzindo quase nenhuma perturbação no funcionamento do circuito.
Representação:
Quando associado à determinados circuitos e com chaves manipuladas de uma maneira conveniente, o multímetro pode se tornar um medidor de:
a) Medida de Corrente Contínua – (Amperímetro DC): este tipo de medida é realizado com o multímetro na seguinte configuração:
De acordo com o circuito acima tem-se: Rg . Ig = Rd . (I – Ig), com isso:
A medida que a corrente medida aumenta, a resistência Rd diminui seu valor.
Se devido à desgastes e oxidações nos terminais da chave resolvermos por uma resistência de contato (Rc), devemos utilizar o circuito denominado “Shunt de Ayrton”, onde Rc encontra-se fora da malha de Ig:
b) Medida de Tensão Contínua – (Voltímetro DC): Neste caso o Galvanômetro segue a configuração abaixo:
Onde Rm é chamada Resistência Multiplicadora e como Rm >> Rc, neste circuito Rc não é levada em consideração.
Todo voltímetro possui um parâmetro denominado SENSIBILIDADE, neste caso definido como:
c) Medida de Tensão Alternada Senoidal – (Voltímetro AC): Como o Galvanômetro mede o valor médio da corrente que o atravessa, para medir-se tensão alternada é necessário o uso de retificadores
- Processo por retificação de Meia Onda: este tipo de retificador é constituído por um único diodo, produtor de uma tensão de 0,7 V que neste caso será desprezada, em série com as resistências multiplicadoras. Por este processo obteremos o valor médio da tensão