Exercícios resolvidos de Ciência Política
Etnocentrismo nada mais é que a dificuldade de ver o mundo com os olhos do outro. É quando um determinado grupo de pessoas, que possuem os mesmos hábitos e o mesmo caráter social, discrimina outro grupo, se sentindo melhor ou pior, seja pela sua condição social ou pelas suas manias e hábitos diferentes, ou até mesmo pela sua diferente forma de se vestir e falar.
2. Em que medida a propriedade da terra e a consequente urbanização propiciaram o surgimento da política?
A propriedade da terra não se tornou propriedade régia ou patrimônio privado do rei nem propriedade comunal ou da aldeia, mas manteve-se como propriedade de famílias independentes, cuja peculiaridade era não formar uma casta fechada em si mesma, e sim aberta à incorporação de novas famílias e de indivíduos ou não proprietários enriquecidos no comércio.
3. Como a divisão territorial favoreceu o surgimento da política?
Também conhecidos como Legisladores, os primeiros chefes políticos introduziram uma divisão no território das cidades, visando assim diminuir o poder das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos e assalariados urbanos pobres.
4. Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?
Gregos e Romanos criaram o espaço público, no qual os que possuíam direitos iguais de cidadania discutiam suas opiniões, defendiam seus interesses, deliberavam em conjunto e decidiam por meio do voto, podendo, também pelo voto, revogar uma decisão tomada.
5. Do ponto de vista da política, que contradições havia na sociedade greco-romana?
A sociedade greco-romana tornou a política inseparável do tempo e também conceberam a ação política ligada à noção do possível. Com isso, não só conceberam e praticaram a política como ação humana, como também inauguraram a ideia e a prática da criação contínua da realidade social ou de sua