Exercícios Resolvidos Cap. 18 Correa
1) O MRPII tem um algoritmo de geração de programas pra trás porque a sua lógica parte da visão de futuro de necessidades de produtos acabados e depois vem “explodindo” as necessidades de componentes nível a nível, para trás no tempo.
2) Influência do formato das estruturas de produto.
Verticais (muitos níveis e poucos componentes por nível): torna-se mais fácil o controle pois o menor número de componentes por nível deixa a estrutura de controle menos complexa.
Horizontais (muitos componentes por nível e poucos níveis): Estrutura um pouco mais complexa que a anterior pois, apresenta maior variedade e quantidade diferentes de componentes. Quadradas (muitos níveis e muitos componentes por nível): Necessidade de detalhado controle de estoque pois a produção demanda variados tipos de componentes brutos e líquidos.
3) A necessidade bruta é a quantidade total de componentes que necessita estar disponível para a fabricação das quantidades necessárias de produtos. Já a necessidade líquida é deduzida das necessidades brutas calculadas.
4) A linha de “Recebimentos Programados” representa a chegada de material disponibilizado ao estoque. A linha “Recebimento de Ordens Planejadas” refere-se à quantidade de material que deverão estar disponíveis no início do período correspondente, para atender as necessidades brutas que não possam ser atendidas.
5) Nem sempre é possível que se compre a quantidade exata necessária de determinado item, pois sua venda é feita, muitas vezes, em Lotes com determinadas quantidades estipuladas pelo fornecedor. Neste caso é necessário que se adote uma política de compra de lotes, dependendo de seu tamanho, para que não haja falta no estoque.
Mas o contrário (geração de estoque) também pode acontecer ao passo que o lote pode conter quantidades maiores do que as pretendidas.
6) Esta afirmação tem sentido, pois se determinado item demora certo tempo pra chegar, o mínimo de estoque que se deve ter é